Tópicos do Artigo
Tópicos do Artigo
Expressando Direito Curso Prático de Português Jurídico
TRANSFORME SUA REDAÇÃO JURÍDICA E SUA FORMA DE COMUNICAR A LÍNGUA PORTUGUESA É O SEU MAIOR INSTRUMENTO DE TRABALHO!
O Curso de Português Jurídico mais prático e aplicável que irá transformar a sua relação com a língua portuguesa! Escreva suas peças jurídicas de forma concisa e objetiva para colher melhores resultados no seu trabalho!
Quem são os professores do curso Português Jurídico?
Mário Vasconcelos é formado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Goiás e Direito pela então Universidade Católica, hoje PUC. Integrou a equipe da Casa Civil da Governadoria de Goiás por 20 anos, fazendo revisão jurídica e linguística das peças ali produzidas. Foi professor de Português por 42 anos na rede particular em Goiânia
Lara Brenner é professora de Língua Portuguesa do Curso de Português Jurídico para Advogados em Goiânia, junto com seu pai, professor Mário Vasconcelos. Graduada e pós-graduada em Direito, exerceu a profissão por três anos e encontrou seu ponto de equilíbrio entre o Direito e a Língua. Trabalha também com preparação para vestibular na rede particular.
SOBRE O CURSO Expressando Direito Curso Prático de Português Jurídico
O curso é um conjunto de videoaulas e materiais escritos que visa a melhorar o aproveitamento dos praticantes do Direito em relação ao uso da língua portuguesa. De maneira simples, direta, clara e sem preciosismos, os professores trabalham a construção textual e a pureza gramatical, evitando nomes técnicos e focando seu emprego direto.
Dessa maneira, o aluno termina o curso sem entrar em contato obrigatório com expressões muito gramatiqueiras (como “oração subordinada adverbial reduzida de gerúndio”), mas com capacidade natural de operar seus mecanismos construtivos. A nomenclatura eventualmente aparece, embora esse jamais seja o foco.
Nota-se, portanto, tratar-se de um curso prático, cujo conteúdo é imediatamente aplicável: após cada capítulo, há sempre exercícios para que o aluno perceba, na prática, a diferença que tais conhecimentos propiciam em sua redação.
Depoimentos do Curso de Português Jurídico
POR QUE FAZER O CURSO EXPRESSANDO DIREITO?
Conhecer a norma culta abre portas para o desenvolvimento da comunicação, da maneira mais profícua possível. Ter conhecimento e domínio de estruturas sintáticas, pontuação, flexões, ortografia, elementos de coesão e a significação das palavras possibilita ao usuário atingir o ápice da expressividade. A gramática torna-se, então, sua ferramenta – não seu algoz –, permitindo-lhe exprimir certeiramente aquilo que sente, pensa, filosofa, entende, conclui.
No âmbito jurídico, esse domínio enseja aos exercitores a redação de pedidos, pareceres, ofícios, decisões e tantos outros documentos de maneira clara e certeira, transmitindo aos leitores não apenas boa impressão por um trabalho escrito bem feito (muito raro hoje em dia) como também a compreensão perfeita daquilo que se pretende, sem que haja ruídos de comunicação.
Elimina-se, assim, a angustiante sensação de saber a matéria, mas não dominar plenamente a ferramenta para trabalhá-la, o que evidentemente mina a chance de êxito. Fazer-se entender é tão importante quanto saber o que se quer dizer.
Conheça: Curso Talon Direito